ESCOLA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Endereço: Rua Tomé Portes Del Rei, 507 – Vila São José
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 11h20
Telefone: (12) 3608-7579


Criada para formar profissionais técnicos em manutenção de aeronaves, a EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas) é uma escola de aviação civil mantida e administrada pela Prefeitura Municipal de Taubaté.
Por sua qualificação, a EMCA é reconhecida pelas principais autoridades nacionais em aviação, possuindo os seguintes avais: autorização da DRE, homologação da ANAC, registro no CNCT-MEC e credencial do CREA- SP.

O curso de mecânico de manutenção aeronáutica tem a duração de dois anos, com uma carga horária de 1.440 horas, no qual constam dois módulos:

BÁSICO – Com uma duração de 30 semanas, os alunos têm em sua grade curricular disciplinas que são base para o desenvolvimento do módulo seguinte, na qual também incluem inglês técnico, português e informática. Após aprovado no módulo básico o aluno passa para o módulo especializado.

ESPECIALIZADO – Compreende três especialidades: aviônica, célula e grupo moto propulsor. Cada especialidade corresponde a um curso de dois anos. Neste módulo, os alunos recebem noções de conteúdo em elétrica e eletrônica e instrumentos de bordo; mecânica de motores; e estrutura e sistema hidráulico de aeronaves. Nesta fase, o aluno permanecerá no curso que tem a duração de 50 semanas.

Ao concluir o curso, o aluno estará habilitado para o mercado de trabalho, podendo exercer a profissão em indústrias aeronáuticas ou em empresas de manutenção aeronáutica e, ainda, estar preparado para exames da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os alunos da EMCA têm obtido um índice de 98% de aprovação nas provas da ANAC.

Anualmente são oferecidas 80 vagas que são preenchidas através de processo seletivo, no qual incluem a avaliação em matemática, português, física, inglês e redação. Para concorrer a uma vaga, o interessado terá que possuir a idade mínima de 17 anos e ter o ensino médio completo.


PROCESSO SELETIVO