Alimentar-se de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todo indivíduo. A Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino de Taubaté tem como objetivo garantir aos alunos matriculados acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreenda alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura e promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Quando se trata de Alimentação Escolar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece parâmetros para que a alimentação seja nutricionalmente completa e balanceada.

Os cardápios da alimentação escolar são elaborados e acompanhados pelas nutricionistas habilitadas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté, e levam em consideração:

 

  • As recomendações nutricionais para cada faixa etária;
  • O horário de permanência do escolar na unidade escolar;
  • Os hábitos alimentares locais;
  • Época de safra dos gêneros alimentícios;
  • As facilidades de preparo;
  • O sabor agradável;
  • A boa apresentação;
  • A viabilidade da estrutura física e de pessoal;
  • As condições higiênico-sanitárias.

Os cardápios publicados neste aviso têm abrangência mensal e visam garantir, necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados na educação básica, sendo de  no mínimo 20%  para alunos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos – EJA, 30% dos alunos em período parcial e, quando em período integral 70% das necessidades nutricionais.

Em atendimento a legislação, as unidades escolares que apresentam alunos com solicitação de alimentação especial, devido a uma patologia ou investigação médica (mediante laudo médico), tem o cardápio da alimentação escolar adequado às condições especificas do aluno.

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE e as Comissões Fiscalizadoras da Alimentação Escolar de cada unidade de ensino também realizam o acompanhamento dos cardápios utilizados na Rede Municipal de Ensino.

A unidade escolar é um espaço privilegiado, pois acompanha as diversas fases do desenvolvimento do aluno, podem, em algumas, moldar os hábitos alimentares que repercutirão para toda a vida.

A Alimentação Escolar representa a possibilidade de uma alimentação mais saudável, acesso a alimentos de qualidade e, contudo auxilio no desenvolvimento, rendimento e aprendizado de todos os alunos.