A Secretaria de Educação desenvolve diversos projetos e programas cujo objetivo é melhorar o sistema de ensino, estimulando o desenvolvimento da qualidade de aprendizagem dos alunos da rede municipal. Além disso, tem como ponto de partida a preparação de seus 1.800 professores que se reciclam através da formação continuada.

Projovem Urbano

O programa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido pela Secretaria de Educação de Taubaté. Além de terminar os estudos, os jovens de 18 a 29 tem a qualificação profissional em administração e ainda recebem uma bolsa auxilio de R$100 mensais, durante 18 meses. O polo educacional fica na Escola Dr. Quirino.

Programa Mais Educação no Tempo Integral

O programa tem como objetivo principal aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades extracurriculares, cabendo ao gestor escolar a opção por macrocampos como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Para o desenvolvimento das atividades, o Governo Federal repassa recursos para financiar os monitores, materiais de consumo e de apoio. Em Taubaté, o Programa Mais Educação integrará ao Programa de Educação Integral, já iniciado no município. Hoje, o Programa Integral contempla 13 escolas de tempo integral, 39 escolas com o “Mais Educação” que fizeram a adesão, 54 escolas com inclusão digital, 09 unidades de atendimentos no contra turno (atividades no período complementar ao de aulas que inclui Projeto Ensino Esporte Juventude e Ametra) e o Madre Cecília.

Merenda Escolar – Self Service

A Merenda Escolar é de alta qualidade com um sistema diferenciado e um cardápio voltado à saúde alimentar dos alunos. Trata-se de um projeto piloto de auto-atendimento, em que a criança se serve à vontade. Assim, além de valorizado, o aluno pode servir-se na quantidade desejada, evitando o desperdício e há consenso entre os educadores de que o sistema propicia a melhora do comportamento e da disciplina entre as crianças.

A iniciativa começou nas escolas Emef Dr. Quirino (Estiva), Emef Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Monte Belo) e Emef Prefeito Álvaro Marcondes de Mattos (Santa Catarina) e a intenção da Secretaria de Educação do município é que a prática self service seja implementada em todas as escolas, a partir de 2014.

Concerto Didático

O Concerto Didático, uma parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura, tem como proposta propiciar música para as escolas e comunidade em geral e visa à democratização musical, levando esta arte a diferentes pontos da cidade num evento aberto ao público, possibilitando, de fato, o acesso às atividades musicais. A intenção, além de disponibilizar a oportunidade de acesso às ações musicais, é valorizar as diversas culturas musicais e oferecer momentos de apreciação musical, uma vez que esta modalidade artística promove o equilíbrio e favorece um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.Os Concertos Didáticos são apresentados pela Banda Sinfônica de Taubaté com um corpo de setenta músicos e regência do maestro Rogério Wanderlei Brito e assistência do maestro Paulo Roberto Charão, quando se promove a interação com o público com explicações sobre a história dos instrumentos e a composição de uma banda sinfônica, com intuito de despertar, principalmente nas crianças, o interesse, a aptidão e a vontade de envolvimento com a música.

Horta Educativa

Visa aproximar e convidar diferentes setores da sociedade, como órgão público, privado e ONG das unidades escolares, desenvolvendo ações sob a forma de parceria colaborativa. A Horta Educativa, um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, foi implantada em cinco escolas do ensino fundamental devida à necessidade de resgatar as formas de alimentação saudável que se perderam ao longo do tempo com a introdução de alimentos industrializados, e também sensibilizar as famílias a cultivarem o hábito da agricultura doméstica.

Horta na Escola

O projeto, com parceria da Universidade de Taubaté, tem o objetivo de incentivar os cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável das crianças, ensinando em conteúdos pedagógicos e com a prática de uma horta real dentro da escola. Esse trabalho é desenvolvido nas escolas de ensino infantil.

Ler e Escrever

Esse programa, com parceria do Governo Estadual, é um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se como uma Política Pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série / 3º ano) e consequentemente garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências necessárias para que as mesmas possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores. O programa atende 51 escolas municipais de ensino fundamental de Taubaté.

PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

O PNAIC é um programa, com parceria do Governo Federal, cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. São ações previstas pelo PNAIC:

– Formação continuada para os professores orientadores de estudo, em Língua Portuguesa e Matemática, em 2013 e 2014 respectivamente, totalizando 200 horas;

– Formação continuada, presencial, para os professores alfabetizadores, com foco na alfabetização, totalizando 84 horas anuais;

– Distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização;

– Aplicação de avaliações diagnósticas (Provinha Brasil) pelas próprias redes, com retorno de resultados, no início e ao final do 2º ano;

– Realização de avaliações externas anuais para todos os alunos concluintes do 3º ano;

– Incentivo para as escolas que mais avançarem, face aos objetivos de alfabetização.

PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional

É um programa educacional, com parceria do Governo Federal, que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contra partida, Distrito Federal, Estados e Municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias. É uma parceria do Governo Federal e Prefeitura Municipal de Taubaté, participando de todos os programas lançados pelo Proinfo (Prona Campo, Sala de Recurso Multimídia e Projetor Proinf). 

SIGARP – Sistema de Gerenciamento de Adesões de Registro de Preços

O Sistema de Gerenciamento de Adesões de Registro de Preços é uma ferramenta do Governo Federal que age na gestão e na transparência do processo de adesão aos pregões de registro de preço da Secretaria de Educação do município. Visa tornar mais ágil o processo de adesão, fornecer informações gerenciais, armazenar resultados e disponibilizá-los às entidades interessadas e à sociedade.

PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), com a parceria do Governo Federal, tem por objetivo garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios. De acordo com a Lei Federal nº 10.880, de 9 de junho de 2004, que criou o programa, cuja base está na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento congênere para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber da embarcação utilizada para o transporte de alunos do ensino fundamental público residentes em área rural.

Sanitaristas Mirins

O programa, com parceria da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Governo Estadual, disponibiliza informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos alunos do ensino fundamental, proporcionando novos comportamentos (em cadeia), principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. Esse programa atende todas as escolas rurais da rede municipal de Taubaté.

PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

O Programa Dinheiro Direto na Escola, com parceria do Governo Federal, criado em 1995, tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

O programa, com parceria do Governo Federal, é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cabe ao Conselho Escolar participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino. As atividades dos conselheiros estão em definir, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político pedagógico da escola.

PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola

O programa, com parceria do Governo Federal, tem como objetivo o acesso à cultura e o incentivo à leitura. Os livros são escolhidos e distribuídos pelo Governo Federal diretamente nas unidades escolares. São contempladas escolas da educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA. Os livros são distribuídos em anos alternados: um ano educação infantil, o outro os demais.

Educação Fiscal

O programa, com parceria da Receita Federal, tem o objetivo de propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.

Com abrangência nacional, o Programa de Educação Fiscal focaliza, prioritariamente, estudantes e profissionais da educação básica. Destina-se também aos servidores, desenvolvendo conteúdos e praticas sobre direitos e deveres recíprocos na relação Estado–Cidadão. O Programa é amplo e possui cinco áreas de abrangência, de modo que sejam atendidos todos os brasileiros, em qualquer estagio de sua vida:

1. Os estudantes do ensino fundamental, garantindo-lhes acesso aos conceitos da Educação Fiscal.

2. Os estudantes do ensino médio, com aprofundamento maior dos assuntos.

3. Os servidores públicos, num processo de sensibilização e envolvimento no Programa.

4. Os universitários, oportunizando o acompanhamento do cidadão em toda sua vida estudantil.

5. A sociedade em geral, para abranger aqueles que não teriam a chance de voltar mais aos bancos escolares, utilizando de preferência as organizações a que pertencem como clubes, associações, sindicatos, clubes de serviço e ONGs, entre outras.

Estrada para Cidadania

O Programa, com parceria da Nova Dutra, é uma ação social e educacional que integra as práticas de sustentabilidade do grupo CCR para os alunos do 4º ano e 5º ano da rede municipal de Taubaté. Existe um material didático pedagógico para Educação no Trânsito e Meio Ambiente. São oferecidas: 
– Oficinas Pedagógicas (5 encontros)

– Blitz Educativa

-Cidadania na Estrada (mensagens educativas entregue nos pedágios)

– Arte na Estrada (desenhos)

– Teatro Itinerante

– Livros (Trânsito e Meio Ambiente)

Quebra Tabu

O programa, com parceria do instituto Kaplan, tem o objetivo de desenvolver, com alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Taubaté, um projeto piloto de um programa capaz de atender os três eixos fundamentais do trabalho de orientação sexual nas escolas preconizadas pelos novos parâmetros curriculares do MEC: corpo/relação de gênero, prevenção das DST/Aids e gravidez na adolescência.

PAI – Programa Ambiental Interativo

O programa, com parceria da ONG Nascente do Paraíba, tem o objetivo de criar agenda de atividades de educação ambiental e atende as 54 escolas municipais de Taubaté.

Projeto Boa Energia nas Escolas

O Projeto Boa Energia nas escolas, com parceria da Secretaria do Meio Ambiente de Taubaté, tem o objetivo de conscientizar a importância do consumo sustentável de energia elétrica. É desenvolvido para os alunos do 1° ao 9° ano, de 30 escolas municipais. Esse projeto é patrocinado pela EDP Bandeirante Energia/PROCEL.

Olimpíada Brasileira de Matemática

O programa tem o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Todas as escolas da rede municipal de Taubaté participam do programa.

Olimpíada Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação, tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. A proposta oferece aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e na aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais.

Concurso trovas e caricaturas Monteiro Lobato

Incentivar a leitura da obra de Monteiro Lobato e a produção de trovas e caricaturas.

Concurso de desenho e redação de Monteiro Lobato

O projeto tem parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté e tem por objetivo incentivar a leitura da obra de Monteiro Lobato e a produção textual e artística dos alunos da rede municipal de ensino.

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID/UNITAU, objetiva promover a inserção dos alunos de licenciatura nas escolas de educação básica, favorecendo: a capacidade de investigar e refletir sobre a realidade escolar e de perceber-se como participantes na proposição de alternativas para os problemas da escola; sua identificação com a profissão docente, pelo desenvolvimento de experiências inovadoras, a vivência de práticas bem-sucedidas e o estabelecimento de vínculos com o ambiente escolar; o desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho do trabalho docente, como as relativas ao planejamento e organização da atividade pedagógica, aos aspectos relacionais e interpessoais, à avaliação do trabalho realizado. Objetiva, também, o desenvolvimento profissional das equipes de formadores nas escolas, favorecendo a multiplicação das experiências e a partilha de conhecimentos produzidos nos processos de co-formação, e a difusão de conhecimentos sobre a docência e as práticas pedagógicas. O programa desenvolve o seu trabalho em escolas de educação infantil e fundamental.

Crack – é possivel vencer

O Programa Crack é Possível Vencer é um programa do Governo Federal, com parceria da Secretaria de Saúde que envolve três eixos:prevenção, cuidado e segurança. Na prevenção, trabalharemos na Educação, através do trabalho nas escolas. No Cuidado, envolve a área da saúde e assistência social. Na Segurança, contamos com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, além da guarda da prefeitura. Na Educação contamos com a parceria do PROERD, Grupo Coalizão, Movimento pela Paz, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, clero e pastores.

Programa Atleta na Escola

Incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. O público alvo: alunos do Ensino Fundamental e Médio. 28 escolas fizeram adesão ao Programa

Saúde nas Escolas

O Projeto Saúde nas Escolas é realizado pela Secretaria de Educação, com parceria da Secretaria da Saúde, com o objetivo de promover um trabalho integrado para o atendimento às demandas da saúde do aluno, contribuindo para a promoção e a melhoria da saúde dessa parcela da população, promovendo ações que informe e conscientizem melhor as crianças e responsáveis.

Cantinhos

O Projeto Cantinhos, realizado pela Secretaria de Educação de Taubaté em todas as escolas municipais de Educação Infantil, tem como objetivo organização educacional, organizando o ambiente escolar, incialmente a questão da sala de aula em espaço facilitador do processo de ensinar e de aprender. Estimular a criatividade, a autonomia e o respeito, dentre outros aspectos para o bom desenvolvimento da criança.

Outros projetos:

– Operação Juventude – atletismo

– Jogos Escolares

– Programa Combate a Dengue, com a Vigilancia Epidemiologica – educação infantil

– Família na Escola – educação infantil

– Projeto Criança Também Escreve

– Supermercado na Escola – Emief Marisa Lapido – Chácaras Reunidas

– PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (parceria Policia Militar)

– Projeto de Manutenção e Readequação dos Ambientes das Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil – 2013

– “Taubaté, viagem pela história de nossa cidade” (parceria com Unitau)

– Carnaval da Alegria e Paz (Ametra)

– Dia Internacional da Mulher

– Dia Mundial da Água / Educação Ambiental / Dia do Meio Ambiente

– Fórum da Educação Ambiental

– Projeto Leitura / Sala de Leitura / Projeto Livros à Mão Cheia

– Programa Municipal de Combate à Obesidade (parceria USP)

– Projeto Semear

– Dia do Desafio (parceria com Sesi)

– Educação para o Consumo Responsável (parceria Procon)

– Campanha de Combate ao Uso do Tabaco e Álcool / Semana de Prevenção e Combate ao Câncer (parceria Câmara Municipal e Unitau)

– Dia do Livro / Semana de Incentivo à Leitura / Enfoque em Monteiro Lobato

– Trabalho e Vocação Profissional / Sonhando com o futuro – visitas às empresas do município e ao colégio Embraer/SJC

– “Dia D” – Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue

– Semana do Folclore

– Feira de Ciências

– Olimpíada de História

– Gincana da Solidariedade

– Consciência Negra / Cultura Afro-brasileira

– Projeto Sabesp / plantio de árvores nativas e revitalização do Espaço Escolar

– Criança Ecológica

– Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de SP

– Projeto Valorização do Idoso

– Monitoramento, Tecnologia e Ed. Ambiental no bairro Una

– Programa “O Sítio vai à escola”